Com a crescente preocupação e também necessidade de cuidarmos dos nossos recursos naturais e do futuro do nosso planeta, a indústria da construção civil tem procurado tecnologias e materiais que sejam cada vez mais sustentáveis e eficientes.
E uma das tendências em alta é a tecnologia da madeira engenheirada, que pode ser uma ótima escolha para as obras, por ser resistente, leve e sustentável.
Mas afinal, o que é madeira engenheirada?
Diferente da madeira maciça, que é colhida diretamente dos troncos das árvores, a madeira engenheirada consiste no processo de pré-fabricação do conjunto de lamelas de madeira, como são conhecidas, que são coladas uma a uma para a formação de painéis e vigas.
A produção e a projeção da madeira engenheirada são ajustáveis, visando assim atender aos requisitos de diferentes formas e tamanhos, além de se obter um material resistente, estável e de fácil manuseio.
Tipos de madeira engenheirada
Comumente utilizada na construção civil e parte da estrutura, a madeira engenheirada varia entre Glue Laminated Timber and Glulam (Madeira Laminada Colada MLC) and Laminated Venner Lumber – LVL (Madeira Microlaminada), que são mais indicadas para o uso em pilares e vigas.
O Cross Laminated Timber – CLT (Madeira Laminada Cruzada), é recomendado para painéis estruturados na construção civil de paredes e lajes.
E há outras formas de construção engenheirada:
Pisos Engenheirados:
A estrutura dos nossos assoalhos é composta por uma camada superior de 4 mm das melhores espécies de madeiras, além de lâminas prensadas com colagem naval e grão cruzado. Esta combinação garante uma maior estabilidade e grande resistência às dilatações naturais que o material sofre com o tempo.
Vantagens
A resistência é superior à da madeira comum, devido ao método utilizado em sua construção, permitindo assim sua utilização na construção civil. Por ser um material pré-fabricado, seu controle de qualidade e eficiência são maiores, gerando menos resíduos e maior rentabilidade.
A madeira engenheirada também é um material mais sustentável, podendo ajudar no combate ao efeito estufa, pois a madeira captura o CO2 da atmosfera.
Quer saber como incluir a madeira engenheirada em seu projeto e torná-lo mais sustentável e inovador?