É essencial você escolher para o seu projeto madeiras que sejam de origem legal, para ajudar a combater o desmatamento e a extração predatória de nossas matas nativas. Assim, você também irá contribuir para a sustentabilidade e produção ética e responsável dessa matéria-prima tão preciosa.
Para isso, é preciso saber identificar a certificação da madeira, para saber se você realmente está escolhendo um produto que contribuiu para a preservação da natureza e o fim do comércio ilegal.
Confira duas formas de comprovar a legalidade da madeira:
Legalização da madeira
Toda madeira legalizada é removida das florestas com autorização concedida pelo órgão ambiental responsável.
Toda empresa que comercializa madeira deve conter as seguintes licenças de transporte e armazenamento:
- DOF – Documento de Origem Florestal;
- GF – Guia Florestal;
- GCA – Guia de Controle Ambiental,
além da Autorização de Extração e Exploração (AUTEX).
Certificação da Madeira
A certificação da madeira consiste na inspeção de menor impacto socioambiental causado pela extração. O selo Forest Stewardship Council – FSC é um sistema internacional de certificação mundial para madeiras. Por meio dele é possível fazer o rastreio da matéria-prima e garantir que a origem e a extração seguiram os critérios e normas ambientais, sociais e econômicas.
Procure sempre checar e validar a origem legal da madeira que você irá usar, pois pode ser que essa madeira não tenha o selo de certificação, e você pode acabar por contribuir com a ilegalidade e contrabando de recursos naturais.
Aqui na Listone trabalhamos apenas com fornecedores que seguem as normas legais e cujos meios de produção já conhecemos.
Se você está com dúvidas sobre este tema, fale conosco.